Está querendo discutir por horas a fio? Aqui pode ser o seu lugar!

  • 1
  • 45
  • 46
  • 47
  • 48
  • 49
  • 58

 Ebraim
  •  1811 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Comparar orçamento impositivo (secreto :lol:) com mensalão é no mínimo tendencioso.

    Mensalão era desvio de estatais e pagos "por fora" a deputados.
    O orçamento foi criado pelo congresso entre 2015 e 2019 e sao recursos que o próprio congresso colocou de forma obrigatória.

    Um resumo explica melhor.

    - O orçamento impositivo foi criado em 2015 pelo Congresso Nacional que prevê a execução obrigatória de emendas parlamentares individuais, antes disso, os parlamentares apenas sugeriam as dotações, cuja execução ficava a critério do governo.

    - Em 2019, o Congresso amplia as emendas e determina a execução obrigatória de emendas parlamentares de bancada estadual. Metade do montante dessas emendas precisa ser destinado a obras.

    - Em outubro, o Congresso, torna obrigatória também as emendas do relator-geral do Orçamento e das comissões permanentes.

    - Em novembro, Bolsonaro veta às emendas impositivas do relator-geral e das comissões. O Congresso reage, e envia proposta (PLN 51/19) para restabelecer na LDO o caráter impositivo das emendas do relator-geral e das comissões.

    - Em dezembro o Congresso permite a transferência direta de até 50% dos recursos de emendas individuais a entes federados sem vinculação a uma finalidade específica. Bolsonaro veta, pela segunda vez, o caráter impositivo dessas emendas.



    Fonte: Agência Câmara de Notícias

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    É pior que o Mensalão em termos de números, nenhum outro governo liberou tanta grana para os parlamentares. É escárnio com nosso dinheiro, maracutaia pura com uma pincelada de 'legalidade', foda-se irmão. É você sendo feito de trouxa na cara dura por um presidente merda que não sabe governar e tem que comprar apoio desesperadamente pra não cair e ter alguma chance ano que vem, libera a farra pro congresso, fura teto, foda-se, é festa com nosso dinheiro e vem nego aqui passar pano.


    https://www.band.uol.com.br/noticias/o- ... a-16459180

    https://economia.ig.com.br/2021-11-22/l ... creto.html
    As emendas RP-9 ou “emendas de relator” são criticadas por órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), e recentemente foram suspensas em caráter liminar por decisão dos ministros do STF. Sem apontar nomes, destinos ou valores de forma transparente, o “orçamento secreto” foi utilizado para beneficiar aliados do governo, a partir da destinação de verbas a redutos eleitorais.

    Além disse, os caras fingem que a história dos tratores superfaturados nem existe também, ô vontade de passar pano pra bandidagem, puta que PARIU
    De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, grande parte dos recursos foi repassada em dezembro de 2020, antes das eleições dos presidentes da Câmara (Arthur Lira) e do Senado (Rodrigo Pacheco), em fevereiro deste ano. O Planalto liberou R$ 3 bilhões a 285 parlamentares e 35 senadores no fim do ano passado.

    Segundo uma reportagem do jornal, o chamado "orçamento secreto" seria utilizado para à compra de tratores e equipamentos agrícolas por preços até 259% acima dos valores de referência fixados pelo governo.
    https://noticias.r7.com/brasil/orcament ... u-26062021
    Depois de examinar as explicações do governo sobre o chamado orçamento secreto, a área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) concluiu que o mecanismo usado para distribuir bilhões de reais das emendas de relator-geral do orçamento é incompatível com a Constituição.

    Um relatório dos auditores apontou falta de transparência, critérios e equidade na lógica de atender ofícios de deputados e senadores no repasse dos recursos. E conclui que "a realidade identificada não reflete os princípios constitucionais, as regras de transparência e a noção de accountability."
    O que mais me irrita no Bolsonarismo é que se o PT tivesse feito 1/5 das merdas do Bolsonaro, a galera aqui estaria em chamas, Caninha, Ebraim, SixAxis, Wand, a patota toda estaria muito maluca xingando o governo.

    E mesmo que essa merda toda fosse completamente legal, sem nenhum porém do TCU, constituição, continuaria sendo um abuso do nosso dinheiro, o montante liberado é algo pornográfico, só putinha do governo pra achar que tá tudo bem liberar essa quantidade pro congresso em ano eleitoral e sem saber direito pra onde vai a grana.
    Editado pela última vez por songohan2 em 30/11/2021, 20:25, em um total de 4 vezes.
    Mucamo  isso

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Fico imaginando uma realidade paralela onde isso acontece:

    "Moro denuncia interferência na PF por parte do PT"


    O que esse bando de gado isentão 'não sou bolsonarista, mas' do fórum estaria falando do governo PT....

     FooFighters
  •  8290 posts
  •  

    :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

    Não é mensalão não galera, é "transferência de recursos de maneira escusa, sem transparência, visando assegurar a garantia constitucional da relação executivo e legislativo para a votação dos projetos do governo"

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    FooFighters escreveu: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

    Não é mensalão não galera, é "transferência de recursos de maneira escusa, sem transparência, visando assegurar a garantia constitucional da relação executivo e legislativo para a votação dos projetos do governo"

    É piada mesmo, maluco vive em outra realidade.

     Ebraim
  •  1811 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Em momento algum defendi o orçamento, só nao é correto comparar ao mensalão por que são totalmente diferentes.
    E mostrei que isso partiu do congresso, tanto a imposição da verba quanto ao destino.
    Essa crítica de vocês deveria ser direcionada ao mesmo.

     Fábio 100 anos
  •  12947 posts
  •  

    Avatar do usuário

    O orçamento secreto sequer está nas emendas, ela existe e é impossível de rastrear quanto se gasta.

     ArnaldoCésar
  •  1644 posts
  •  

    Ebraim escreveu: Em momento algum defendi o orçamento, só nao é correto comparar ao mensalão por que são totalmente diferentes.
    E mostrei que isso partiu do congresso, tanto a imposição da verba quanto ao destino.
    Essa crítica de vocês deveria ser direcionada ao mesmo.
    Acho que precisar avisar o filho dele e os aliados, pq eles não tão sabendo que a culpa não é do Bolsonaro

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Confiar no TCU ou no Chico Brito

    Dúvida difícil

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    https://g1.globo.com/politica/blog/vald ... base.ghtml

    https://www.gazetadopovo.com.br/republi ... orcamento/

    @Ebraim

    Você simplesmente tá ignorando que o Bolsonaro no fim das contas voltou atrás no veto.


    A decisão de Bolsonaro de não vetar as emendas de relator mantém na ativa uma subdivisão do orçamento que tem se fortalecido — e sido alvo de críticas — nos últimos anos. Estas emendas, cujo nome técnico no orçamento é RP-9, têm seu pagamento definido por uma combinação de interesses entre governo e parlamentares, e são vistas como mais um mecanismo para um "toma lá, dá cá" entre Executivo e Congresso.

    "As emendas de relator constituem atualmente um 'jogo de esconde-esconde' entre Executivo e Legislativo, para não dar transparência à relação, historicamente promíscua, entre os poderes. O que era ruim tem ficado pior", declarou o economista Gil Castello Branco, secretário-geral da ONG Contas Abertas.
    Na sexta-feira (20), o Palácio do Planalto informou que o presidente Jair Bolsonaro havia sancionado a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com veto às emendas de relator e de comissões. Nesta segunda (23), quando a sanção foi publicada no "Diário Oficial da União", os vetos não estavam lá e as emendas foram mantidas.
    Então mais da metade do teu post serve pra nada se em agosto de 2021 ele aprovou essa merda.

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Uma coisa que eu posso concordar é que talvez o nome 'orçamento secreto' não seja o mais adequado, mas é o que pegou.

    Algo do tipo 'orçamento com destino duvidoso/manobra duvidosa' faria um pouco mais de sentido talvez, mas sem condições um nome desses :lol: :lol:

     Ebraim
  •  1811 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Claro que ele deveria ter vetado essa merda, como tentou no começo, minha crítica ao governo foi nao ter vetado, agora que ja ta feito a merda é inútil culpar o Bolso pra onde vai o dinheiro.
    O motivo do recuo se foi acordo ou medo eu não sei.
    Só que é óbvio que o mais interessado nessa mudança é o congresso que agora tem controle total do dinheiro envolvido, Bolsonaro não pode negar e nem direcionar.
    Para o executivo seria muito melhor manter como era, quando ele tinha o poder de decisão.
    Inclusive quem esta peitando o STF nessa questão é o congresso.
    Imagem

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Porra, aí é fácil falar que 'a crítica tem que ser direcionada ao congresso'

    Era só literalmente o bolsonaro dar uma canetada e vetar essa merda e fim de papo

    A crítica maior tem que ser pra ele e pronto. Com isso vetado, era game over.

    Esse teu post aqui faz zero sentido:
    E mostrei que isso partiu do congresso, tanto a imposição da verba quanto ao destino.
    Essa crítica de vocês deveria ser direcionada ao mesmo.
    É como se não deveria direcionar crítica ao Bolsonaro, que poderia ter dado fim nisso com o veto. E depois articular para o congresso manter o veto.

    E pq ele não faz isso? Pq tá com as mãos presas, só fez merda o governo inteiro, não consegue articular merda nenhuma.

    A culpa é 95% do Bolsonaro e sua incapacidade e teimosia e fanbase que acha que tudo é xadrez 4d e ele não tem culpa de nada
    Mucamo  isso

     Ebraim
  •  1811 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Ficaremos num looping eterno aqui em dizer qual surgiu primeiro o ovo o a galinha.
    Ele chegou a vetar, mas o congresso sempre vai superar o executivo nessas questões e as vezes até o judiciário, como está tentando fazer agora com o STF.
    Em 2019 o Bolsonaro tinha essa postura de enfrentar o congresso e chegou a vetar, mas as consequências foram péssimas.
    Foi muito criticado por não saber "dialogar" com congresso. Só que não é simplesmente articular com o congresso e manter o veto, pra isso tem que ter pressão popular, da mídia pra fazer os deputados recuarem ou como fez o PT, literalmente comprar deputados, nenhum vai fazer por que é bonzinho, por que quer o melhor pro povo, ingenuidade achar isso.
    Eu acho que faz sentido o que postei porque acho que a culpa é do congresso na criação, na manutenção, na execução e até na insistência de manter esse orçamento como ele é.
    Mas enfim, respeito sua opinião em achar que ele não ter vetado é o maior culpado, só discordo.

     Bliss
  •  30445 posts
  •  

    Avatar do usuário

    queanorrivis escreveu: ebraim, caninha, o outro lá com o avatar de chaves. Ta cheio de bolsonarista enrustido nisso aqui.
    espera só que até o ano que vem vários envergonhados vão sair das tocas

     Caninha
  •  35028 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Mbl chegou ao fundo do poço

    Fez reaction de vídeos da Paula Marisa ou melissa, sei lá....

    :lolsuper: o

     songohan2
  •  28335 posts
  •  

    Avatar do usuário

    Alguém já tá bêbado às 8 da noite


    O mais engraçado que o Caninha diz que sou fã do MBL, mas ele vê mais os vídeos do que eu :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:


    O cara é corno com todo mundo, puta merda.
    • 1
    • 45
    • 46
    • 47
    • 48
    • 49
    • 58

    MENSAGENS RECENTES

    outro detalhe que esqueci de citar : o falso sorte[…]

    https://x.com/blognaointendo/status/20065610283610[…]

    https://x.com/i/status/2006526203381838004

    ATENÇÃO

    Só tenho uma coisa a dizer sobre esse ano q[…]



    O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012